A importância da cozinha francesa para a gastronomia

A culinária francesa é a mais conhecida no mundo inteiro. Seja como referência gastronômica por suas técnicas e sabores, ou pela tradição e requinte da mesma. A culinária da França conta com uma grande variedade de pratos e de grande prestígio e influência no mundo, principalmente nos países ocidentais.

A tradição da gastronomia francesa iniciou-se ainda na idade média, onde eram realizados grandes banquetes nos palácios. A realização dessas grandiosas refeições demonstravam a posição social, riqueza e prestígio dos anfitriões. Segundo estudiosos, a culinária francesa ganha importância fundamental no reinado de Luís XIV. As cerimônias e festas realizadas pelo rei contavam com a estrutura de banquete que veio a se tornar o padrão gastronômico de apresentação, contando com entrada, prato principal e sobremesa. Já o serviço de mesa nos restaurantes como conhecemos veio surgir junto com a Revolução Francesa.

Receita Caseira: Culinária da França - História, Comidas e pratos típicos

Os cozinheiros franceses, com o passar dos anos, quiseram destacar o que havia de melhor nos sabores da região, buscando combinar ou decompor os produtos a fim de conquistar uma harmonia entre os sabores diversos da região.  A grande gama de queijos, vinhos, carnes e doces se tornou assim a marca da França em termos de gastronomia.

Bomba de Chocolate

A culinária brasileira também recebeu influências vindas diretamente da gastronomia francesa.  Como exemplos mais claros podemos citar o crepe, que é um prato francês mas no Brasil pode ser encontrado de diversas formas e receitas, as bombas de chocolate, que recebem como massa a choux que é típica da França. Até mesmo pratos que muitos acreditam que são totalmente criados em terras brasileiras tem influência da gastronomia francesa. Podemos citar como exemplo o misto quente, que é uma versão simplificada de um Croque-monsieur, e também, surpreendentemente, a coxinha. A coxinha é uma variação de um salgado francês conhecido como “croquette de poulet”.

Croque Monsieur - Sanduíche Frances - Confeiteira
Croque-monsieur

A culinaria francesa continua influenciando fortemente a gastronomia mundial e, como pudemos conferir, a gastronomia brasileira. E você, leitor, consegue pensar em outras influências da cozinha francesa no Brasil? Deixe nos comentários sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.